O estado do Rio já decretou estado de emergência por causa da epidemia com mais de 11 mil casos confirmados e um recorde de internações. Os casos de Dengue estão aumentando no Brasil, no Estado do Rio e, também, em Nova Friburgo. Em janeiro desse ano, a cidade registrou 56 casos, enquanto no mesmo período em 2023, foram registrados 7 casos.
Diante desse quadro, a Prefeitura está tomando providências para o enfrentar a doença e realizar o atendimento especializado em maior escala, caso seja necessário. O plano de contingência foi acionado e consiste em ações como visitas domiciliares na área urbana, visitas quinzenais em locais vulneráveis e atendendo denúncias de possíveis focos.
A população precisa estar atenta também aos sintomas como febre alta, que dure de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Esteja atento também a manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.