Risco de intoxicação pelo uso de pomadas modeladoras de cabelos preocupa autoridades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou problemas em relação a casos de intoxicação pelo uso de pomadas modeladoras de cabelos e publicou um alerta que destaca a necessidade de atenção redobrada da população no uso deste cosmético durante esse período do ano quando o emprego desses produtos é maior. 

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, reforça para que não seja feita a compra desse produto, recomendando, ainda, que outros itens deste segmento sejam utilizados sempre com cautela e supervisão profissional. No caso específico de pomadas modeladoras, é recomendável consultar a lista de pomadas autorizadas e com as devidas regulamentações sanitárias vigentes no site da Anvisa.

Em comparação com períodos anteriores, os sistemas de informação da Anvisa apresentaram neste ano um aumento considerável nas notificações de eventos adversos associados a esses produtos, envolvendo, além das pomadas modeladoras, produtos para cuidado e limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, para cuidado da pele, maquiagens, de autobronzeamento e de proteção solar. A Anvisa salienta que os produtos cosméticos são seguros quando usados corretamente.