Rede Ceja abre matrículas para quem deseja concluir os estudos

O Centro de Educação de Jovens e Adulto (Ceja) abriu matriculas para estudantes que desejam concluir o ensino fundamental ou ensino médio. O processo ocorre em duas etapas, na primeira, o candidato realiza a pré-matrícula no site da Rede Ceja e, na etapa seguinte, o aluno confirma a efetivação da matrícula na unidade de interesse.

Assim que a matrícula for efetivada, o aluno já pode começar os estudos com a indicação das disciplinas e o material necessário.  Para se tornar aluno do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e, para o ensino médio, mais de 18 anos. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e certificado militar para os homens.

Diferentemente, das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online, voltada para o ensino semipresencial. O Estado do Rio conta com 59 escolas da Rede Ceja, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.