Na última sexta-feira, foi realizada essa operação para apreender motos com escapamento irregular, ou seja, aquelas que ultrapassam os níveis de ruído mínimo por lei. A fiscalização foi feita por agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana em parceria com os Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
A operação de fiscalização foi de responsabilidade municipal e a ação foi possível através de convênio entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a Polícia Militar. Durante as ações, os agentes aplicaram um total de 54 multas. Mais da metade delas (36 multas) por conduzir veículo registrado sem o devido licenciamento – 19 infrações – por conduzir automóvel ou moto sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 17 infrações por outros problemas.
Ao todo, 25 veículos também tiveram que ser removidos. No início de setembro operação semelhante foi realizada por agentes do 11° Batalhão de Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU), que resultou na apreensão de motos equipadas com sistemas de escapamento adulterado.
Essas ações coordenadas ocorreram simultaneamente em dois locais estratégicos: na Avenida Conselheiro Julius Arp, no Paissandu, e na Praça Lafayette Bravo, situada no distrito de Conselheiro Paulino. Durante a operação, foram efetuadas um total de 22 autuações, com 8 motos sendo removidas para o depósito da SMOMU, além de 213 motociclistas abordados pelas equipes de fiscalização.