Os agentes federais deflagraram essa operação para investigar o desvio de dinheiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na cidade de Petrópolis. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos que comprovem a fraude.
A verba do PNAE é destinada pelo governo federal à compra de produtos da agricultura familiar, para atender à merenda escolar. A ação foi estendida também para a cidade de Areal. A suspeita é de que uma associação de produtores rurais alterou planilhas de produtos destinados à merenda escolar, adquiridos de produtores rurais da cidade.
Foi observado que as planilhas entregues à Prefeitura de Petrópolis tinham valores e quantidade de alimentos divergentes do que foi realmente adquirido dos agricultores associados. Também havia, segundo as investigações, adulteração na qualidade e quantidade dos produtos. Por meio da operação, os investigadores buscam mais informações para obter o total dos valores desviados, bem como revelar eventual participação de servidores públicos no crime.