Ao todo, 38 animais silvestres, entre eles, papagaios ameaçados de extinção, foram resgatados em uma ação conjunta da Polícia Federal, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, na manhã desta segunda-feira (15), em Cacheiras de Macacu. O responsável pela propriedade e um caseiro foram autuados em flagrante por crimes ambientais e conduzidos à Superintendência da Polícia Federal e responderão administrativamente e foram multados.
Foram encontrados no local: seis araras-canindé, duas araras-vermelhas do Pantanal, um tucano-toco e três papagaios-do-mangue, espécie ameaçada de extinção e outros pássaros. Os animais foram avaliados por um veterinário ainda no local. Onze aves que estavam em boas condições foram soltas de imediato. Os 27 animais restantes foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde permanecerão sob cuidados até que tenham condições de retornar à natureza.
A operação faz parte das ações de combate ao tráfico de animais silvestres, que vem sendo intensificadas em todo o estado. Lembrando que capturar, prender e comercializar animais silvestres é crime. Quem quiser denunciar algum caso como esse pode ligar para a Ouvidoria do Inea: (21) 2334-5974.