Pico da Caledônia sofre com lixo, aglomeração e falta de fiscalização

O Pico da Caledônia, um dos cartões-postais mais importantes de Nova Friburgo, vem sofrendo com o abandono e o descaso das autoridades. Localizado a mais de 2.200 metros de altitude no Parque Estadual dos Três Picos, o local vem recebendo um grande número de visitantes, principalmente nessa época quando Nova Friburgo registrou algumas das temperaturas mais baixas do país. A região vem sendo afetada pela falta de educação dos visitantes que largam lixo pelas trilhas aumentando a degradação ambiental do lugar.

No último fim de semana, cerca de 400 pessoas estiveram visitando o local e houve filas e aglomeração. Sem controle e sem fiscalização, se observa lixo espalhado pelas trilhas, restos de comida, garrafas, embalagens, bitucas de cigarro e até fezes humanas no meio da vegetação. A experiência acaba se tornando também algo perigoso já que muitos sobem sem equipamentos adequados, sinalização ou guias.

Ao ser cobrado sobre as providências que estão sendo tomadas, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que está desenvolvendo um plano para organizar os grupos de visitantes, através de agendamento de visitas, limite diário de visitantes e controle do acesso de veículos, além da instalação de estruturas de apoio. Essas ações vão contar com a parceria da Polícia Militar e da Prefeitura de Nova Friburgo.

Foto: Reprodução / A Voz da Serra