PF deflagra operação contra fraudes bancárias e cumpre mandados em diversas cidades, inclusive, em Nova Friburgo

A Polícia Federal realizou a 2ª fase da Operação Oasis 14 para combater fraudes bancárias que causaram prejuízo de R$ 110 milhões ao sistema financeiro nacional. Com apoio da Caixa Econômica Federal, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Saquarema, São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, e em Nova Friburgo. A operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias e em programas sociais.

Os policiais federais cumpriram 26 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em oito cidades do estado do Rio de Janeiro e em São Paulo, na capital. Durante as buscas na casa de um dos alvos da operação, em São Pedro da Aldeia, os polícias encontraram um revólver com munições, o que resultou na prisão em flagrante dele. A investigação que teve início em maio de 2024 revelou um esquema envolvendo mais de 330 empresas de fachada e funcionários da CEF e de bancos privados.

Os funcionários faziam o uso de documentos falsos de indivíduos de baixa renda utilizados como “laranjas” e os colocavam como “fantasmas” como sócios de empresas. Eles simulavam movimentações financeiras, faziam uso de imóveis reais como fachada para empresas fictícias e abriam contas para concessão de empréstimos.