Nova Tarifa Social da Energisa oferece até cem por cento de desconto em Friburgo

Famílias de baixa renda de Nova Friburgo poderão ter até 100% de desconto na conta de energia elétrica com as novas regras da tarifa social da Energisa. A atualização começou a valer a partir do último sábado (05/07), conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Medida Provisória 1.300/2025 ampliou os critérios de acesso ao benefício, que pode garantir isenção total do consumo de energia e de impostos federais para quem consome até 80 kWh/mês.

Têm direito à isenção total os consumidores com renda per capita de até meio salário-mínimo e consumo mensal de até 80 kWh. Nesses casos, a conta de luz não incluirá o custo da energia nem tributos federais. No entanto, o ICMS e a taxa de iluminação pública podem ser cobrados conforme a legislação estadual e municipal.

Além disso, beneficiários do BPC, famílias indígenas, quilombolas e clientes atendidos pelos Sistemas Isolados (SISOLs) também serão beneficiados, sendo cobrados apenas pelo consumo que exceder 80 kWh/mês. A concessão da tarifa será feita automaticamente para quem estiver inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou for beneficiário do BPC, por isso é essencial manter os dados atualizados.