Imperatriz de Olaria e Globo de Ouro são as grandes campeãs em Friburgo

A escola Imperatriz de Olaria desfilou no domingo pela Avenida Alberto Braune e garantiu o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval de Nova Friburgo 2025. Com um desfile repleto de emoção e beleza, a escola apresentou o enredo “Em busca da luz que me guia. Um ato de força, coragem e fé!”, desenvolvido pelo carnavalesco Igor Souza com um desfile marcante e emocionante. Além disso, a escola conquistou o público e os jurados com alegorias impressionantes, fantasias detalhadas e uma bateria vibrante. A proposta artística destacou a superação e a força da fé, emocionando a avenida.

Por isso, a comunidade de Olaria comemora mais uma vitória. Este é o 11º título da Imperatriz de Olaria, consolidando sua trajetória vitoriosa no Carnaval friburguense. A apuração do Grupo Especial ocorreu nesta quarta-feira, 5,  no Estádio Eduardo Guinle, em Olaria, e definiu a seguinte classificação:

1º Imperatriz de Olaria – 179,6
2º Vilage no Samba – 179,5
3º Alunos do Samba – 179,5** Critério de desempate: Comissão de Frente.
4º Unidos da Saudade – 179,2

O segundo lugar teve o empate entre a Vilage no Samba e a Alunos do Samba, ambas com 179,5, mas, segundo a Liga das Escolas de Samba, o quesito comissão de frente garantiu o desempate resultando então o segundo lugar para a Vilage e a Alunão, em terceiro. Em quarto lugar ficou a Unidos da Saudade, com 179,2 pontos.  A Alunos do Samba teve ainda a perda de 0,2 décimos na pontuação geral por não ter entregado a ficha técnica dentro do prazo estabelecido pela Liga. Ao final da apuração, a diretoria da Alunão anunciou que recorreu dessa penalização e aguarda uma decisão oficial da Liga. Caso o recurso seja aceito, a pontuação poderá ser revista.

Dentre as escolas de samba do Grupo A, que desfilaram no último sábado, 1º, a Globo de Ouro venceu com 268,9 pontos. Em segundo lugar, ficou Raio de Luar com 267,9 pontos; em terceiro, Bola Branca com 267,3 pontos e em quarto lugar, Unidos do Imperador com 266,9 pontos. Em ambos os grupos, todas as escolas cumpriram o tempo estipulado de desfile e não perderam pontos no quesito. A azul royal e amarelo ouro, foi a última escola de samba a desfilar no sábado de carnaval, 1º, pelo Grupo A, e faturou o tricampeonato levando para a Vila Amélia seu 16º troféu de campeã.

A Globo de Ouro trouxe este ano o enredo “Você tem medo de quê” e promoveu um desfile técnico cheio de fantasias e destaques “horripilantes”, que empolgaram o público e os jurados.     Com muita originalidade, a escola contou na passarela da Avenida Alberto Braune como age em nós um sentimento capaz de nos afetar profundamente, causando espanto e emoções incontroláveis: o medo. A agremiação agradou em cheio com criaturas do imaginário e alas que retrataram as fobias do nosso dia a dia.