GIRO DE NOTÍCIAS

–  As autoridades gaúchas alertaram a população para o risco de novas enchentes, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, e para a iminente queda de temperatura. O governador Eduardo Leite pediu mais uma vez para que as pessoas que tiveram suas residências inundadas não voltem para esses locais. Segundo ele, as áreas afetadas pelas inundações voltarão a ter essa incidência e, provavelmente, vão precisar ser esvaziadas novamente. A previsão é de mais chuva para as próximas horas, mas o volume deve ser menor.

–  O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira a decisão de suspender o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União pelo período de 36 meses. Além disso, os juros que corrigem a dívida anualmente, em torno de 4%, serão perdoados pelo mesmo período. O estoque da dívida do estado com a União está em cerca de R$ 100 bilhões atualmente e, com a suspensão das parcelas, o estado vai dispor de R$ 11 bilhões a serem utilizados em ações de reconstrução.

A Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a retirada compulsória de moradores de áreas de risco em Caixas do Sul, região serrana do estado. A medida foi motivada por uma ação do Ministério Público. Pela decisão judicial, as equipes da Defesa Civil poderão solicitar reforço policial para retirar à força moradores que estão em áreas de alto risco de deslizamentos de terra e que se recusam a deixar suas moradias.

–   O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta segunda-feira. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 13 de janeiro. De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.