– A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 10% países que se alinhem ao Brics, não causou preocupação durante a reunião de cúpula do bloco, segundo o presidente Lula. O encontro de líderes dos 11 países-membros e dez nações parceiras, no Rio de Janeiro, terminou nesta segunda-feira. O presidente avaliou que a declaração de Trump – feita em seu perfil em uma rede social – foi irresponsável.
– O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 11 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de junho. A portaria com a medida foi publicada, nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, as prefeituras ficam aptas a solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência e higiene pessoal.
– O resultado da primeira chamada da edição do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi disponibilizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação. O Prouni oferece aos estudantes de cursos de graduação em instituições privadas bolsas integrais e parciais, em que o governo federal paga metade do valor da mensalidade. O prazo para apresentar as documentações vai até 18 de julho.
– O caso do assassinato do marceneiro Guilherme Dias Santos Ferreira, um jovem negro de 26 anos, baleado pelo policial militar Fábio Anderson Pereira de Almeida, na última sexta-feira na zona sul de São Paulo, vai ser acompanhado pelo Ministério da Igualdade Racial. A titular da pasta, Anielle Franco, publicou uma nota nas redes sociais em que repudiou o episódio. O marceneiro foi morto com um tiro na cabeça pelo agente após ser confundido com assaltantes que tentavam roubar sua moto.