Giro de Notícias

– O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, foi escolhido relator da ação protocolada pela Advocacia-Geral da União para reconhecer a validade do decreto editado pelo presidente Lula para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras. Moraes vai comandar o caso porque já atua como relator de dois processos que tratam do assunto. As ações foram protocoladas pelo PL e pelo PSOL. Não há data para decisão do ministro.//

– A Advocacia-Geral da União informou que a nova necrópsia no corpo da brasileira Juliana Marins foi feita na manhã de hoje no IML, Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, no Rio de Janeiro. O exame feito na Indonésia descreve que Juliana Marins morreu entre 12 e 24 horas antes do corpo chegar ao serviço legista, vítima de hemorragia provocada por trauma contundente. O pedido por uma nova necropsia no Brasil foi feito pela família de Juliana, que questiona pontos do laudo indonésio.

– Um relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde indica que uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão, com impactos significativos na saúde e no bem-estar. A solidão está associada a cerca de 100 mortes a cada hora – mais de 871 mil mortes todos os anos – diz a pesquisa. A OMS define conexão social como maneiras pelas quais as pessoas se relacionam e interagem entre si. Já a solidão é descrita como sentimento doloroso que surge da lacuna entre as conexões sociais.

– Com o aumento dos roubos e furtos de celulares no Rio de Janeiro, o governo do estado lançou, nesta terça-feira, o aplicativo Celular Seguro RJ. A ferramenta permite ao cidadão guardar e consultar o IMEI – número de identificação único de cada aparelho telefônico –, em um só local, analisando se há restrições na base de dados da polícia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a medida, caso haja roubo ou furto do aparelho registrado, ficará mais fácil o bloqueio e restrição ao celular roubado.