Giro de Notícias

– A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, o Projeto quer cria a Lei da Reciprocidade Comercial, autorizando o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos brasileiros. Agora, o texto segue para sanção presidencial. O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais.

–   E, por falar em Donald Trump, o presidente americano, anunciou um “tarifaço” global sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o “Dia de Libertação”. Ele confirmou que uma taxa de 10% será aplicada em cima de produtos brasileiros. No evento, ele anunciou uma tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã. Trump confirmou ainda uma taxa de 25% sobre todos os veículos importados.

– A primeira frente fria mais intensa do Outono vai mudar o tempo nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com os meteorologistas, há previsão de muita chuva para essas regiões nos próximos dias, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Há risco de temporais nos dois estados e formação de um corredor de vento que deve atingir todo o Sul, São Paulo e parte do Rio de Janeiro. Há previsão de queda nas temperaturas, com possibilidade de geada nas regiões mais frias do Sul.

–  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, negou o pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes acolheu parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra a medida. A decisão é uma resposta a uma notícia-crime protocolada pela vereadora petista do Recife, Liana Cirne. Na petição, a parlamentar alegou que Bolsonaro cometeu incitação ao crime ao convocar manifestações para defender a anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.