– A Secretaria Nacional do Consumidor preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma segura. O evento comercial deste ano ocorre na próxima sexta-feira, 29 de novembro. O guia surge em um contexto de crescimento das compras online no país e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos.
– Quando receber o inquérito da Polícia Federal, caberá ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, avaliar o documento e decidir o destino da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas sobre tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, deve enviar hoje o caso para o Ministério Público. Paulo Gonet pode denunciar os investigados ao STF, arquivar o caso ou pedir mais diligências à Polícia Federal. Caso seja apresentada a denúncia, o julgamento só vai ocorrer no ano que vem.
– Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS começam a receber os pagamentos de novembro a partir de hoje. Os créditos são escalonados, em dias úteis, e seguem até o dia 6 de dezembro, de acordo com o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador. Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão a receber o pagamento no primeiro dia do calendário enquanto durar o estado de calamidade pública na região, em razão das enchentes que atingiram o estado em maio.
– No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, uma pesquisa revela que duas em cada dez mulheres já foram ameaçadas de morte pelo parceiro ou namorado. A pesquisa foi feita pelo Instituto Patrícia Galvão. Foram entrevistadas 1.353 mulheres com mais de 18 anos entre os dias 23 e 30 de outubro. Dentro desse universo de 21 por cento de mulheres ameaçadas, 18 por cento foram ameaçadas de morte por algum parceiro, e 3 por cento sofreram ameaças de mais de um namorado. Quando se faz o recorte pela raça, as mulheres pretas foram as que mais sofreram: foram 25 por cento.