– O Tribunal de Contas do Estado apontou diversas irregularidades em orçamentos do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER. A rodovia RJ-099, conhecida como Reta de Piranema, que liga Itaguaí à Seropédica, recebe obras há dois anos, mas até agora os motoristas não receberam o “asfalto liso”. A obra já custou 100 milhões de reais aos cofres públicos, mas, a pista da rodovia continua cheia de buracos e o asfalto com problemas. A via é um dos principais acessos ao Porto de Itaguaí.
– Promotores de Justiça e policiais federais encontraram e apreenderam duas pistolas e R$ 148 mil em dinheiro na casa da deputada estadual Lucinha, do PSD. A parlamentar foi afastada do cargo por tempo indeterminado pela Justiça por suspeita de ligação com a milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais poderosas e violentas do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, Lucinha é considerada o braço político da milícia que atua na região de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense.
– A Justiça Federal determinou a remoção de publicações falsas que associavam as vacinas contra a covid-19 ao suposto desenvolvimento de uma “síndrome de imunodeficiência adquirida por vacina”, ou “VAIDS”. O texto foi publicado em uma página na internet. A decisão também abrange o canal do site no Telegram. A liminar ainda obriga sob pena de multas a retirada de outras 20 publicações do site com desinformações sobre vacinas em um prazo de 24 horas.
– O governo federal lança hoje às 15h o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto. Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. Caso seja roubado, é só acionar o sistema que a operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando os acessos.