Esquema de vacinação contra a paralisia infantil em Nova Friburgo pode sofrer alteração

Como o Ministério da Saúde pretende substituir até dia 4 de novembro, as duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite bivalente, conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite, chamada VIP, que é injetável, a equipe de Imunização da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo ficou de participar de uma reunião online hoje para obter mais esclarecimentos.

De acordo com o ministério, a vacina injetável que será usada para poliomielite é mais eficiente que as atuais gotas orais. Com  isso, o esquema vacinal contra a paralisia infantil será feito exclusivamente com essa vacina injetável. Lembrando que a vacinação contra a Poliomielite continua sendo feita nas unidades básicas do Suspiro, Conselheiro Paulino, Olaria e Cordoeira, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

A Poliomielite é uma doença infecciosa e contagiosa causa por um vírus que afeta o sistema nervoso. Atualmente a VIP (forma injetável), já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê, e aos 15 meses e aos 4 anos, havia o reforço com as gotinhas. Agora, aos 15 meses, será aplicada a vacina injetável e não será preciso mais a dose aos 4 anos.