A conquista do Campeonato Brasileiro fez o clube alviverde aumentar sua galeria de troféus e também a diferença para os adversários de São Paulo. Nos últimos dez anos, o Verdão conquistou 13 taças contra nove de Corinthians, Santos e São Paulo, somados, no mesmo período.
Em 2023, o time de Abel Ferreira conquistou a Supercopa, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, apenas o São Paulo também comemorou um título – a Copa do Brasil.
O Palmeiras confirmou o bicampeonato brasileiro depois de empatar com o Cruzeiro, na última quarta-feira, no Mineirão. A campanha de recuperação do time alviverde na reta final da temporada foi impressionante – o Verdão estava 14 pontos atrás do Botafogo, então primeiro colocado, na 27ª rodada da competição e terminou com dois de vantagem para o Grêmio.
O título desta temporada foi o quarto dos palmeirenses na era dos pontos corridos do Brasileirão e o 12º considerando todas os torneios reconhecidos pela CBF, o que isolou ainda mais o clube como maior campeão nacional.
Dos 13 títulos, nove deles aconteceram sob o comando de Abel Ferreira. O treinador agora se isolou como o segundo com mais taças na história, atrás somente de Oswaldo Brandão, com 10 títulos.
Desde 2014, quando se livrou do rebaixamento para a Série B na última rodada, o Verdão já conquistou: duas Copas do Brasil (2015 e 2020), quatro Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), duas Libertadores (2020 e 2021), três Paulistas (2020, 2022 e 2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).
O rival mais próximo nos últimos dez anos é o Corinthians, mas com apenas cinco títulos (dois Brasileiros e três Paulistas) – os corintianos completaram em 2023 a marca de quatro temporadas sem conquistas. A lista paulista é completada por Santos e São Paulo, com duas taças cada no período.
Foto: Reprodução / GE / Marcos Ribolli (Festa do título do Brasileirão do Palmeiras)