Campanha incentiva a prevenção e tratamento do câncer de pele

Segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer, este é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. O país por ser tropical faz com que  as pessoas tenham que conviver com altas exposições solares praticamente o ano inteiro, por isso o cuidado deve ser redobrado, alertam os especialistas.

Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul, para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, buscando a prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano: a pele.

Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados  (chapéu, boné, óculos, roupas com proteção ultravioleta, guarda-sol e sombrinha).

Os principais sintomas do câncer de pele são: surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Ou ainda, feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente a unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) mais próxima de sua casa.