A informação é da Secretaria estadual de Saúde que confirmou a primeira morte por Febre do Oropouche no estado de um homem de 64 anos, morador da cidade vizinha de Cachoeiras de Macacu. Ele foi hospitalizado em fevereiro e morreu quase um mês depois. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels e pela Fiocruz.
A transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido popularmente como Maruim ou mosquito pólvora que ao picar uma pessoa a infecta com um vírus. Cachoeiras de Macacu tem 92 cachoeiras cadastradas e é grande produtora de frutas, como goiaba e banana, o que contribui para a existência e a criação do inseto maruim, transmissor da doença.
Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa e nas articulações, febre, dor muscular, diarreia, calafrios e, às vezes, náuseas e vômitos persistentes por até cinco a sete dias. Na maioria dos casos, o paciente se recupera em uma semana. Porém, a doença pode se agravar em grupos de risco, como crianças e idosos a partir de 60 anos. Se sentir esses sintomas, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo de casa.