Anúncio de encerramento de vagas em creches gera revolta

A Secretaria Municipal de Educação anunciou  o encerramento das turmas Pré I e Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Adahil da Cruz, no bairro Nova Suíça. A decisão, que entrará em vigor a partir do próximo ano letivo, foi comunicada aos pais dos alunos em uma reunião. A medida causou surpresa e insatisfação, pois para muitas famílias essa mudança poderá acarretar diversos problemas. No momento, a maior dúvida é: o que as mães farão com as crianças no próximo ano letivo.

Além de extinguir as turmas de Pré I e Pré II, a Secretaria informou que o sistema de período integral para essas séries também será encerrado, passando os alunos a estudar em apenas meio período. A mudança causou revolta nas mães que, anteriormente, contavam com o tempo estendido na escola para melhor conciliar suas rotinas familiares e profissionais. As crianças do Pré I e Pré II da creche Adahil da Cruz terão a opção de serem transferidas para a Escola Municipal São Judas Tadeu, no mesmo bairro.

Para isso, a unidade passa por obras de adaptação para acomodar os novos alunos. Contudo, o cenário preocupa os pais, que temem pela segurança dos filhos menores. A Escola São Judas Tadeu já abriga cerca de 250 estudantes em um espaço improvisado em um galpão e não foi originalmente projetada para abrigar crianças pequenas. Diante da constante falta de vagas em creches e da dificuldade das mães costureiras, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vetuário está promovendo um abaixo-assinado com o objetivo de reunir o maior quantitativo de assinaturas para reivindicar a necessidade de mais vagas e escolas.