– A Advocacia-Geral da União criou um grupo especial para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de forma irrergular de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A ideia da PEC é desburocratizar e dar mais eficiência ao trabalho das autoridades no combate aop crime organizado, inclusive por meio da aproximação dos entes federativos (estados) com o governo federal.
– Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS começam a receber hoje a primeira parcela do 13º salário, de acordo com o número final do cartão do benefício. O primeiro pagamento será feito de 24 de abril a 8 de maio. A segunda parcela será depositada de 26 de maio a 6 de junho. A antecipação vai injetar cerca de R$ 73 bilhões na economia.
– A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 9 de maio o julgamento da ação penal na qual a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti são réus. Eles são acusados de terem invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. Carla é acusada de contratar o hacker para promover a invasão no sistema. O julgamento será realizado no plenário virtual do STF entre os dias 9 e 16 de maio.
