GIRO DE NOTÍCIAS

–  O Brasil terminou 2023 com os menores níveis de pobreza e de extrema pobreza já registrados pela Síntese de Indicadores Sociais, pesquisa feita pelo IBGE, desde 2012. Apesar do recuo, os dados mostram que perto de 59 milhões de pessoas ainda vivem na pobreza; enquanto 9 milhões e meio na extrema pobreza. O estudo leva em conta a chamada pobreza monetária, ou seja, a família não ter rendimentos suficientes para prover seu bem-estar.

–  O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reagiu às pressões do setor financeiro classificando-as como um “ataque especulativo” ao Real. Ele destacou dados econômicos positivos, como a redução do nível de desemprego, o crescimento do Produto Interno Bruto e a expansão dos investimentos para sustentar que fatos como a alta do dólar frente à moeda brasileira não encontram amparo na realidade. Segundo o ministro, vivemos duas realidades no país. Uma de cenário positivo e outra imaginária, de especuladores, que colocam o desejo de auferir lucros extraordinários, tentando elevar artificialmente o preço do dólar.

–  Mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática. De acordo com os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências, esses estudantes estão abaixo do nível considerado baixo. Em ciências, mais de um a cada três estudantes não obtiveram pontuação suficiente para chegar ao nível mais baixo da avaliação. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do estudo.  

–  A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a urgência para dois projetos do pacote de corte de gastos do governo. A urgência para o primeiro projeto foi aprovada com placar apertado com 260 votos a favor, apenas 3 votos acima do mínimo necessário. Quando é dada urgência a um texto, ele fica dispensado de passar pelas comissões temáticas da Casa e pode ser votado diretamente em plenário. O governo tem pressa para votar o pacote do corte de gastos ainda neste ano, mas vem encontrando resistência dentro do Congresso.