Campanha de prevenção à sífilis será promovida até o final de outubro em Nova Friburgo
A campanha visa chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico e do tratamento da sífilis congênita na gestante, pois é a melhor forma de prevenir ou tratar a doença. É importante reforçar que os exames para detectar essa infecção sexualmente transmissível podem ser realizados durante o ano inteiro. Por meio de testes rápidos, o diagnóstico pode ser conhecido em menos de 30 minutos com apenas uma gota de sangue retirada do dedo.
O tratamento para a doença está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. Não existe vacina para a sífilis, por isso é fundamental buscar o tratamento e se prevenir usando preservativo masculino e feminino. O público-alvo da campanha é a população em geral, com ações específicas voltadas para grupos mais vulneráveis à infecção, como gestantes e recém-nascidos.
Quando descoberta cedo, ainda nos primeiros meses da gestação, a sífilis pode ser tratada, impedindo a transmissão à criança. Em Nova Friburgo, de janeiro a agosto desse ano, foram diagnosticados 35 casos de sífilis congênita.