Ministério Público investiga abuso de poder religioso em campanha eleitoral em Nova Friburgo
O Ministério Público Eleitoral investiga denúncias de propaganda eleitoral irregular em igrejas de Nova Friburgo. A representação, proveniente do sistema Pardal, que possibilita ao cidadão fazer denúncias de crimes eleitorais, aponta a realização de propaganda nesse sentido durante um culto na Igreja Quadrangular de Mury. Na ocasião, foi constatado que houve propaganda para o candidato a vereador Jorge Leite, do PL, e exibido um vídeo nesse sentido de forma explícita. Segundo o MPE, o vídeo sugere que isso fosse feito em outras unidades da Igreja Quadrangular em Olaria e na Ponte da Saudade, com a participação de outros pastores. Além disso, o próprio candidato Jorge Leite aparece em um dos vídeos.
Outra gravação, enviada diretamente à 26ª Promotoria Eleitoral, corrobora as evidências de que a prática se estendeu para outras congregações. O MPE ressalta que a legislação proíbe expressamente a realização de propaganda eleitoral em igrejas e templos religiosos e representam possível abuso de poder religioso, uma vez que líderes religiosos estão se valendo de sua influência sobre os fiéis para orientar votos.
Além dos pastores dessa congregação, o candidato Jorge Leite e o prefeito Johnny Maycon, que tenta a reeleição e teve seu nome vinculado à propaganda irregular, foram notificados para se manifestarem sobre o ocorrido. O caso será encaminhado à justiça eleitoral. Em nota, a campanha de Johnny Maycon respondeu o seguinte:
“O vídeo veiculado nas redes sociais não guarda relação com o candidato à reeleição Johnny Maycon, uma vez que ele não estava presente no culto religioso em questão e sequer houve pedido de votos para ele. Portanto, não há qualquer irregularidade de sua parte.”
Já a Igreja Quadrangular e o candidato Jorge Leite foram procurados por nossa produção, mas até o momento não se manifestaram sobre a denúncia até o fechamento desta edição.