Vacinação contra a Covid em Nova Friburgo está parada devido a falta do novo imunizante

Compartilhe essa notícia

Assim como o vírus da gripe sofre mutações ao longo do tempo, o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, também passa pelo mesmo processo. Por isso, a cada ano é importante que os imunizantes sejam atualizados para cobrir as novas cepas em circulação. O Ministério da Saúde comprou de forma emergencial 12,5 milhões de doses da nova vacina da fabricante Moderna e já iniciou a distribuição deste primeiro lote para todos os estados.

Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina atualizada da Covid-19. Muitos estados já começaram a aplicar as novas vacinas. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 9 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.  A expectativa da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo é de estar recebendo o novo imunizante a partir de hoje.

Devem ser enviadas ao Município apenas 550 doses que vão atender a rotina das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo que o público prioritário é de pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres que tiveram filho há pouco tempo, trabalhadores da área da saúde e pessoas com deficiência. A secretaria informou ainda que só vai divulgar o cronograma de vacinação depois de receber as doses.