Testes rápidos de HIV e sífilis são disponibilizados esse mês em todas as unidades de saúde de Nova Friburgo

Compartilhe essa notícia

Ação faz parte de uma campanha de conscientização, promovida pelo Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de abril, todas as unidades de saúde estarão realizando testes rápidos de HIV e sífilis. A Secretaria Municipal de Saúde descentralizou as testagens, para permitir o acesso e alcançar um maior número de pessoas. A ação começou pela celebração ao Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, no dia 7 de abril.

Os testes rápidos são feitos a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo e, em aproximadamente, 15 minutos, sai o resultado. Para fazer o teste, não é necessário jejum ou solicitação médica, apenas um documento oficial com foto e cartão do SUS. Nos bairros e distritos, as testagens são feitas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Basta o interessado procurar uma unidade durante o horário de funcionamento.

No Hospital Raul Sertã e na Maternidade Mário Dutra de Castro, a testagem vai ser direcionada aos funcionários, atendimentos de urgência e pacientes internados. Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% acabam morrendo no primeiro ano do diagnóstico. Descobrir logo a doença torna o tratamento mais eficiente e garante qualidade de vida.